M

MENSAGENS





PARA QUEM DEVEMOS OLHAR ?



Sempre ouvimos alguns lideres religioso dizerem: “devemos olhar para  Deus e não para homem". Quando eu ouço esta frase vinda de um líder religioso, verdadeiramente querido, eu só entendo isto  da seguinte maneira: Este referido líder sabe que seus atos os condena e com esta frase ele tenta os encobrir através da perfeição de  Cristo.  É Óbvio, que se queremos achar perfeição isto só será capaz na pessoa de Jesus Cristo; mas será que não devemos encontrar em nossos pastores exemplos a seguir; será que eles não devem ser modelos de vida para nós.
 Desde os tempos mais remotos o homem sempre teve a necessidade de ser liderado, alguém que  o mostrasse o caminho certo a direção a seguir. Quando somos criança naturalmente aprendemos que estes líderes são os nossos pais, olhamos atentamente tudo o que eles fazem e tentamos imita-los, depois vem os nossos professores. Mas quando chegamos na igreja será que não devemos imitar os nossos pastores, não são eles os moldes da nossa fé e da maneira de viver; e se isto é verdade como não olhar para o homem, pois é isto que eles afirmam.

Mas vejamos o que a bíblia diz a respeito. 
Vamos começar pela antiga aliança (o velho testamento ). E não podemos falar de liderança sem falar primeiramente de Moisés. Que  liderou o povo de Deus na saída do Egito até Canãa, dando-lhes vários exemplo de um verdadeiro líder. Talvez, você afirme: Mas Moisés falhou algumas vezes, sim isto é verdade, mas o fato de um homem ser falho isto não o descaracteriza de ser um líder, muito pelo contrário, nós também aprendemos com os  erros de outras pessoas. A questão é , ou seja, o que realmente faz com que  um líder deixe de ser um bom exemplo não  é o fato dele não errar, mas sim a forma como ele administra este erro. Para que você entenda mas facilmente vejamos um outro líder da antiga aliança: Davi, um homem segundo o coração de Deus, escolhido pelo próprio Deus para liderar e reinar sobre o seu povo. Mas todos nós sabemos dos erros de Davi nem por isso ele deixou de ser um líder, nem por isso Deus o destituiu do seu trono, e porque; talvez você esteja fazendo esta pergunta. Simplesmente pela maneira de como ele administrou seu erro, ou seja, ele assumiu, confessou o seu pecado e sofreu as consequências. Embora Deus tenha perdoado os seus pecados, não lhe isentou   das consequências. 


Já na nova aliança (Novo Testamento ) sem falar de Jesus, que é um líder perfeito, vamos falar sobre o Apóstolo Paulo. Que liderou várias igrejas. Contudo, ele também errou várias vezes, ao ponto dele mesmo exclamar:   "miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte". Romanos-7;24. 

Como já falei anteriormente, um bom líder não aquele que nunca erra; mas sim, aquele que não omite os seus erros e sofre honradamente as suas consequências. Agora entendamos os erros de Paulo. Vejamos primeiramente o texto : “ Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. Romanos 7:15-25.

Bom queridos, segundo  o texto acima, Paulo nos esclarece a fragilidade de nós servos de Deus, pois segundo ele nós conhecemos a palavra;  o que devemos e não devemos fazer. A questão é : vamos andar segundo  a nossa vontade humana e carnal ou segundo o espirito de Deus que habita em nós. Mas, a meu ver, o que na realidade Paulo estava afirmando era: que por mais que ele se esforçasse para andar de acordo com os padrões de Deus. O seu corpo físico sempre o levava a cometer alguma espécie de erro, ou seja, pecado. Foi justamente por isso que ele deu graças a Deus pelo sacrifício de Jesus, pois este seria o único meio dele ser justificado de todas as suas imperfeições.

Espiritualmente falando somos justos ou perfeitos, não quando omitimos nossos pecados; mas sim, quando os confessamos e deixamos de pratica-los. Confira em provérbios 28:13 que diz : “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.



Portanto queridos, o que pensam tais lideres, que sempre usam o chavão: “NÃO OLHE PRO HOMEM, OLHE SÓ PRA DEUS”. Será que eles acham que Deus se engana, esta frase feita pode no máximo justifica-los temporariamente para com os seus seguidores. Mas um dia Deus trará a verdade a tona, Ele dará um basta nisso tudo. Será que tais lideres nunca leram Ezequiel 34,vejam o que diz os versículos :7,8,9 e 10.  “Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto”.



Finalizando queridos e amados irmãos, vamos orar para que os nosso pastores mudem o seu chavão ao invés de disserem: “NÃO OLHE PRO HOMEM, OLHE SÓ PRA DEUS”. Eles venham afirmar semelhante a Paulo: “ E VOCÊS DEVEM SEGUIR MEU EXEMPLO, COMO EU SIGO O DE CRISTO”. I-Coríntios 11;1. Versão bíblia viva.

E para depois de mudarem o seu chavão mudem também de comportamento para que nós suas ovelhas venhamos a cumprir a palavra de Deus em Hebreus 7;13: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.



**************************************************************************************************************






EU MORRO; MAS, DEUS VOS VISITARÁ !




Em muitas passagens da bíblia nós vemos exemplos de fé tanto no antigo como no novo testamento. Mas  se nós observarmos tais homens ou mulheres expressaram sua fé quando estes se encontravam em situações difíceis de suas vidas. Abraão por exemplo que esperou anos a fios para receber um herdeiro. A mulher do fluxo de sangue que sofria de uma hemorragia e isso se deu por muitos anos até o momento em que ela se encontrou com Jesus. O enfermo no tangue de betesda. É muito  comum nós esperarmos em deus e termos fé quando nossa vida não vai bem quando estamos sofrendo, nessas horas nós cristãos costumando confiar em deus e esperamos por um milagre. Todavia, esperamos este milagre o quanto antes, de preferência antes de nós morrermos como no caso de Simeão em Lucas 2;25-30.

Mas a bíblia nos fala de um homem por nome de José, filho de Jacó, e este homem nos dá um exemplo de fé muito especial. Pois ele esperava por uma  promessa que havia sido dada ao seu povo e que ele estava ciente que tal promessa só se cumpriria após a sua morte, mas este detalhe não o impediu de crer na promessa de Deus. Pois a bíblia diz que: “ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”.  Hebreus 11;1.

O fato se dá no Egito, Jose já havia sofrido muitos anos como escravo,  e agora como o segundo em todo reino do Egito, desfrutando de todas as regalias e mordomias que o seu cargo lhe propunha. Ele então se lembra de tal promessa e dá a seguinte ordem aos seus familiares:  “ Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos”. Hebreus 11;22 e “ E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó. E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui”. Genesis 50;24 e 25.

Portanto queridos irmãos, não deixamos de crer nas promessas de Deus mesmo que porventura os nossos olhos não as vejam, todavia, elas se cumprirão, pois Deus é fiel.






















ELE DORME NA TEMPESTADE



Parece meio estranha esta frase “ELE DORME NA TEMPESTADE”. Em condições naturais é óbvio que ninguém faria tal coisa; mas estamos falando de Jesus. E como sempre o nosso amado mestre sempre está nos dando lições maravilhosas. A referência que tomaremos por base está em Mateus 8; 18-27. Ao analisarmos o texto em questão, vemos que  Jesus juntamente com os seus discípulos estava rodeado de uma grande multidão de pessoas. Muitos de nós hoje em dia iriamos amar tal situação, está no centro das atenções em meio a uma grande multidão de pessoas, isto acaricia em muito o nosso ego. Mas, é fácil perceber que com Jesus a coisa é diferente, pois Ele sabe que nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Logo surge um escriba lhe fazendo uma certa declaração de amor: “Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei”. Ao que lhe respondeu Jesus:  “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Vejam que esta declaração não fazia muito sentido, pois o mesmo não tinha conhecimento necessário sobre Jesus, e é justamente por isso que o Mestre lhe fala das suas condições financeiras, tipo se quiseres me acompanhar tudo bem, mas vou logo te avisando que comigo não vai ter regalias..

Agora se por um lado tinha um, que queria seguir Jesus as cegas; por outro lado já tinha um discípulo colocando Jesus em segundo plano. Talvez até mesmo por então ter percebido que não seria fácil acompanhar o Mestre, começou a  arrumar desculpa para ir se escapulindo, ele fala: “Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai”. Já com estes dois exemplos podemos concluir que, geralmente a multidão não nos trará bons resultados. E neste caso isto é tão verdade que jesus sem perca de tempo entra no barco e segue juntamente com os discípulos mar a dentro.

E porque que Ele faz isto, porque eles vão pra longe da multidão; existem coisas que Deus tem pra nós ou para realizar em nossas vidas, que as demais pessoas jamais entenderão e se elas estiverem por pertos irão atrapalhar ao invés de ajudar. Creio que era justamente por isso que Jesus muitas vezes falava por parábolas para a multidão. “E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas”. Marcos 4;11.

Já no barco, nos diz o texto que se levanta uma grande tempestade, com certeza o terror se apodera dos discípulos principalmente daqueles que não eram pescadores, e é certo que Pedro e André já deveria ter feito de tudo para salva-los, pois estes sim eram pescadores e com certeza colocaram em prática todo o conhecimento de homens do mar;  mas os seus  esforços estava sendo inútil o barco já estava afundando com tanta água. E o mais incrível acontece neste momento eles  olham para Jesus e o veem  tranquilamente dormindo na proa do barco. E após ser despertado pelo alvoroço dos discípulos Jesus os repreende e acalma os ventos e o mar.

Agora vejamos a grande lição deste episódio. Porque Jesus dormia na tempestade. Porque este era o momento dos próprios discípulos realizarem o milagre; Jesus esperava que eles mesmo clamassem a Deus para que a tempestade cessasse ao invés de acorda-lo. Foi justamente por isso que a primeira coisa que Jesus fez ao acordar, foi repreendê-los e só depois fez o milagre.

Conclusão, devemos entender que quando Deus nos separa da multidão e nos colocar no deserto ou num mar revolto, não é para que nós pereçamos e nem muito menos para perdermos a fé,  pelo contrário é justamente neste momento que devemos usar a nossa fé e confiar na presença de Deus em nossa vida, mesmo que Ele esteja dormindo na tempestade.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx







DEVEMOS CRER EM MARIA?


 É interessante como as pessoas ainda hoje não entendem esta questão, ou seja, devemos crer ou não em Maria a mãe de Jesus? a resposta é: sim e não.sim,no sentido de apenas honra-la como aquela que foi a progenitora daquele que morreu no madeiro a nosso favor,honra-la como devemos honrar a Pedro ,João, Mateus e todos aqueles que tiveram um papel importante no ministério terreno de Jesus. sim, na questão que ela foi alguém que teve um papel muito importante no plano de Deus para trazer o salvador até nós.e não, no sentido de adora-la, ou de clamar a ela,ou pedir que ela venha interceder por nós como alguns também o fazem. um fato bem interessante é que já na época de Jesus algumas pessoas quiseram prestar culto a ela,quiseram coloca-la em um patamar elevado, porem Jesus muito sabiamente não permitiu que tal coisa acontecesse, o texto ao qual me refiro está em Lucas 11;27 e 28 " E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam".  até mesmo a própria Maria em um determinado momento quis impor a sua autoridade sobre Jesus,esquecendo ela de um grande detalhe: Jesus devia submissão a ela apenas no sentido humano e familiar e não no espiritual como ela pensou. para entendermos melhor vamos examinar o texto em João 2: " 3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. neste versículo vemos ela querendo determinar o momento do primeiro milagre. coisa que só o próprio Deus poderia determinar. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora". agora vemos Jesus carinhosamente colocando ela na sua devida posição. veja está expressão o que eu tenho contigo, ao meu ver Ele estava dizendo a ela, neste assunto você não tem nada a ver comigo.ou seja, nenhuma autoridade você tem nesta questão. E isto é tão verdade que ai então ela entendeu a sua posição, e falou para as pessoas que ali estavam,que eles deveriam obedecer a Jesus. vejam o versículo que segue: 5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." vemos também em uma outra passagem Jesus deixando bem claro quem tinha prioridade em sua vida,ou seja, quem era o Senhor ao qual ele deveria servi,lembrando que estou falando no sentido espiritual. e este fato se deu logo ainda quando Jesus ainda era um menino. ali estava Maria mais uma vez na posição errada. em Lucas 2 a bíblia nos conta sobre uma festa que estava havendo em Jerusálem, e na volta os pais de Jesus o perdem, e só após três dias o acham novamente. então a sua mãe o repreende dizendo : eu e o seu pai estávamos ansiosos te procurando. a resposta de Jesus temos no versículo 49 que diz: " E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai"? agora eu lhe pergunto: haveria alguém mais interessado em elogiar ou exaltar à uma mãe do que o seu próprio filho? se Maria fosse digna de exaltação ou adoração não seria o seu filho Jesus o primeiro a fazer isto? mas se você ainda tem dúvida sobre a posição de Maria ou de que forma devemos crer nela. vamos ver o que a própria Maria diz a respeito de si mesma. ou seja, em que posição ela se coloca, de senhora ou de serva. O texto está em Lucas 1;46,4,e 48: No primeiro versículo ela começa mostrando que ela mesma tem um Senhor. " Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor ". No segundo ela afirma que precisa de um salvador.portanto alguém que precisa ser salva não pode salvar ninguém. "E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" por último, ela declara claramente que ela é serva e não uma senhora, e por fim mostra sua verdadeira posição, na qual futuramente ela deveria ser conhecida, ou seja, apenas, "bem aventurada" "Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada," Portanto querido leitores, devemos crer em Maria mãe de Jesus,como cremos em todos os profetas,discípulos ou apóstolos. Mas só existe um que é senhor e salvador; e este é Jesus. 


I-TIMÓTEO 5 e 6 diz: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.





************************************************************************************************************************









JAVÉ TSIDKENU
 (O SENHOR JUSTIÇA NOSSA)


MATEUS 6;33

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

ISAÍAS-11;3 a 5:

3  E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4  Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, 5  E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.

ISAÍAS 33;14 a 16

14  Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas? 15  O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal. 16  Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.

O texto de Isáias citado acima o qual diz "e não julgarás segundo a vista dos teus olhos". nos leva a entender que nós cristãos muitas vezes julgamos segundo aquilos que está diante de nós,julgamos o que é aparente,ou seja o que está patente aos nosso olhos. e não nos preocupamos se realmente fazendo assim estamos sendo justo aos olhos de Deus. Assim sendo  vamos analizar alguns tópicos sobre a justiça, como  devemos agir em nosso dia-a-dia.


1- DEUS ORDENA QUE SEJAMOS JUSTOS

levítico 19;15
Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
Neste primeiro tópico vemos que nós temos que ser justo independentemente com quem seja, não importa se a pessoa é rica,pobre,breta ou branco; temos que ser justos.qualquer causa,qualquer questão eu tenho que usar o mesmo parâmetro. ou seja , tenho que ser justo.
tem pessoas que em certas horas tentam se justificar com o erros dos outros. elas dizem: eu fui injusto com o fulano,porque ele é injusto comigo,ou com outras pessoas. mas como diz o ditado popular; um erro não justifica o outro".como eu posso condenar uma pessoa se eu faço o mesmo que ela?


2-NÃO TENHAS PRESSA EM JULGAR O TEU IRMÃO

I -Timóteo 5 ;22
A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
Neste segundo tópico vemos  Paulo dando um conselho  a timóteo, que ele não deveria se apressar em  por a mão em ninguem. em outras palavras ele estava dizendo: " muita calma nessa hora".  infelizmente somos muitos rápidos em julgar as demais pessoas,nem se quer as ouvimos,e já estamos batendo o martelo da sentença,muitas vezes ouvimos só um dos lado da história, e já tomamos partido. isso acontece muito no âmbito  familiar. Davi foi muito precipitado em julgar e além de julgar ele  execultou a centença.vocês conhecem a história,quanto o profeta com a histórinha do homem rico que tinha muitas ovelhas e ao receber uma visita em sua casa, mata a única ovelha do seu empregado e faz um banquete para o convidado,ao invés de matar uma das suas ovelhas. ao ouvir esta história, Davi é categórico e diz: este homem merece a morte, não sabendo ele, que tudo não passava de uma parábola, e que o profeta estava se referindo ao próprio davi. por isso queridos, devemos ter muita cautela em decretar a setença de alguem.

3- A TUA JUSTIÇA TEM QUE VIR DE DEUS



Lucas 18;10-13:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11  O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12  Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13  O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!


Analisando o  texto acima podemos observar dois homens, o primeiro totalmente confiando em si mesmo e na sua religião, e assim sendo ele se autojustificava, se considerando mais digno e justo do que o seu companheiro. e concerta encontramos muitas pessoas assim em nosso meio.
mas podemos também observar o segundo personagem desta história, um homem humilde e que não confiava na sua justiça mas sim na misericórdia de Deus. a esse nós devemos imitar. vejam ai meus queridos irmão, que ha dois tipos de justiça, a do homem ( a do fariseu) e (a de Deus) a do publicano.  a quem você se assemelha?



Isaías 64;6
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
Filipenses 3;9
E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;


4 SE FORMOS JUSTOS DEUS NOS DARÁ VIDA

Ezequiel 18;21 e22:
21  Mas se o ímpio se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e proceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. 22  De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá.




Muitas pessoas tem professado a fé em Jesus,muitas pessoas se dizem cristãos,evangélicos,etc.as igrejas estão cada véz mais cheias.  mas infelizmente é como diz uma amiga minha: "as igrejas estam cheias, mas, cheias de crentes vazios".
professar a fé em Jesus e  frequentar uma igreja, seguir uma religião, nada disso não tem nehum valor se nós não pocurarmos  nos corrigir de nosso erros, se não nos arrependermos de nossos pecados, e isto digo, não me referindo aos nossos pecados do passado antes de aceitarmos  à Jesus, mas principalmente aqueles que nós cometemos sendo cristão,professos seguidores de Cristo. ou você pensa que só pelo fato de você ser um crente, você não comete pecado? veja o que diz este texto,em I joão 1;10.que diz:
"Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."
talvéz, você pense que eu estou exagerando,fazendo tempestade em copo dágua. não infelizmente não estou. existe o joio no meio do trigo. e temos que  termos muito cuidado com essas pessoas que tem lotado as nossas igrejas, tanto em baixo na nave da  igreja como tambem em cima nos púlbitos. veja o que diz Paulo em I-Coríntios 5;9-13:  "9  Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;10  Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.11  Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.12  Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?13  Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo".
Eu não estou dizendo que este tipo de pessoa não deve ser aceita nas igrejas,não é isto que estou dizendo. elas devem sim ser aceitas, mas depois que chegarem na igreja tem que haver mudança de habito,mudança de atitude, a pessoa pode vir pra Jesus de qualquer jeito, mas quem realmente tiver um encontro com Jesus ela não consegue mais viver da mesma forma de outrora, ela muda de rumo, muda de atitude, ela verdadeiramente vira uma nova criatura, nela se inicia um novo nascimento. veja o exemplo de Zaqueu no texto a seguir:

Lucas 19;8 e 9:
8  E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. 9  E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.


5 A TUA JUSTIÇA TEM QUE SER  PERMANENTE


Ezequiel -33;13,14, e 15:
13  Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniqüidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniqüidade, que pratica, ele morrerá. 14  Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça, 15  Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniqüidade, certamente viverá, não morrerá.

Veremos a seguir a história de um homem que em certo momento da sua vida ele deixou que o orgulho entrasse no seu coração,não praticou justiça e Deus fez com que ele se lembrasse que acima dela havia um Deus justo.


Daniel 4;24-37

24  Esta é a interpretação, ó rei; e este é o decreto do Altíssimo, que virá sobre o rei, meu senhor: 25  Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. 26  E quanto ao que foi falado, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, o teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina. 27  Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade. 28  Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. 29  Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia, 30  Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? 31  Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. 32  E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
33  Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.
34  Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
35  E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
36  No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.
37  Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.


PROVÉRBIOS 4;18

" Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito".

***************************************************************************



DEUS TEM O AZEITE; E VOCÊ TEM O VASO?









Quantas vezes clamamos a Deus para que Ele faça um milagre em nossa vida, e com certeza Ele sempre estará disposto a fazê-lo. A questão é; será que você está preparado para receber o teu  milagre? talvez você responda, claro que sim; mas nem sempre isto é verdade. Embora a parte mais difícil do milagre seja com Deus, todavia existe também a nossa parte; eu costumo dizer que milagre é uma parceria entre o crente e Deus. O que eu estou  querendo dizer com isto: é necessário você ter fé; ficar na posição, esperar o tempo de Deus. Vejamos o texto em II Reis 4:1-6.

1 - E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.
2 - E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3 - Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos.
4 - Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.
5 - Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.
6 - E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou.
Podemos observar logo no versículo  “2” , Eliseu perguntando a mulher  o que ela teria em casa, é justamente com aquilo que nós já temos que Deus fará o milagre, o que nós temos em mãos é a matéria prima do milagre.Vemos no versículo “3” que a mulher foi buscar vasos emprestados. Muitas vezes  o milagre é tão grande que até precisamos da ajuda de terceiros para o recebermos. Deus é uma fonte inesgotável de milagre, o seu poder não tem limite, porém quanto mais nos dispor-nos para o agir sobrenatural de Deus maior será o milagre. Para finalizar observemos o versículo “6”, o milagre só parou quando os vasos se acabaram.

Portanto queridos, finalizo esta palavra com a seguinte verdade: “ enquanto você tiver um vaso disponível; Deus terá o azeite para enchê-lo”. 


**********************************************************
 




VOCÊ É UMA PÉROLA



Mateus 13;45 e 46



Outros sim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;  E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.





Você já achou alguma perola em seu caminho, em uma rua; numa praça ou em qualquer outro lugar.

Acredito que sua resposta seja não, há menos que você seja um especialista no assunto. Mesmo assim,você terá que percorrer um longa jornada. E porque nós não achamos perolas em nossos caminhos. A resposta é, devido o seu grande valor, justamente por ser algo difícil de encontrar.

Nós somos estas perolas para Deus, pois, embora,  temos nos aprofundado nas profundezas mais escuras dos mares do pecado, aonde não ha nem  luz e nem calor, mas só , escuridão e frio. E, além disso, criamos ao nosso redor uma concha impenetrável de obstáculos dificultando muitas vezes todo tipo de aproximação. E com tudo isto vamos nos afastando cada fez mais de Deus. Todavia, a palavra de Deus nos diz em Romanos 5;20b : “mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”.

 Deus, com sua infinita graça e seu imenso amor, rompe todas as nossas barreiras nos resgata das profundezas mais escuras, nos limpa e nos faz perolas preciosas.



****************************************************






O JARDIM DE DEUS



Desde o iníco Deus sempre quis nos dá o melhor para nós,a bíblia nos diz em Gênesis "2" que Ele plantou um jardim no Éden e nele colocou o homem. a questão é qual seria o  propósito de Deus ao colocar o homem neste jardim. analizaremos então o capitulo citado acima do versículo 8 ao 23.
Já no versículo "8" diz:  " E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado".Neste versículo entendemos que o jardim ere um lugar de intimidade com Deus,pois Ele sempre estava presente no jardim, este foi criado para ser um lugar intimo de Deus com o homem, isto é tão verdade que no capitulo 3;8 diz: " E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração  do dia”. Todos os dias o Senhor estava ali,Ele vinha visitar a sua criação. Ele queria que o homem o conhecessse de perto,intimamente.já o versículo "10" fala de "dependência", veja o que diz o texto:" E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços".o homem sempre dependera de Deus, observem que o rio estava fora do jardim;é como se Deus estivesse dizendo :é de mim que sairá a providência. o jardim tinha muitas bençãos, mas jamais ele sobreviveria sem o Édem. pois por mais abençoados que venhamos ser sempre estaremos na dependência do nosso Deus. Ele é a fonte de tudo o que nòs temos e o que somos. No versículo " 11 e 12 " diz :" O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica".  "PISOM" significa : " fluir gratuitamente", ou seja,  através deste rio Deus prover todas as nossas necessidades . Deus supre gratuitamente as coisas mais valiosas das quais necessitamos. No " 13 " diz:  " E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe ". Giom significa “correnteza forte”. Ao entrarmos neste jardim ganharemos uma proporção que ninguém poderá nos deter. Deus fará de nós uma correnteza tão forte que as barreira e os obstáculos no nosso caminho serão desfeitos diante de nós. No " 14 " diz :  "E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria".  Tigre significa " ser rápido ". isto quer nos dizer que Deus tem  pressa em nos abençoar, Ele tem pressa em mover o seu Espirito dentro de nós,basta nós nos colocarmos na posição. Ainda no "14", diz : "e o quarto rio é o Eufrates". Eufrates em hebraico significa “doce e fértil”. Isto quer dizer que o rio de Deus deve produzir em nós fruto doces, coisas agradáveis abundantes. Já no versículo " 15 " fala: " E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar".  Deus conta conosco para trabalhar e  para produzirmos neste jardim, e além disso devemos guardar o jardim que Ele nos deu. No " 18 " diz :  " E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele".

 este jardim não é lugar de solidão, não é para ser algo exclusivo de uma pessoa, pois ele é um lugar de compartilhar as bençãos de dividirmos tudo  o que Deus nos dá.e temos que neste jardim as bençãos são tantas que sempre precisaremos de alguém para nos ajuda. e por último nos versículos " 22,23 e 24 " diz :  "E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne". Deus está nos dizendo que neste jardim  devemos aprender a tratar as demais pessoas com igualdade, como nossos semelhantes e nunca como alguem inferior a nós. 
Assim sendo queridos, Deus tem sempre um jardim para nos dá, basta nós crermos e confiar, todavia devemos tomar cuidado para que não aconteça conosco o mesmo que aconteceu com Adão e Eva no jardim.





&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&











COMO CANTAREMOS A CANÇÃO DO SENHOR EM TERRA ESTRANHA?
 


SALMOS 137; 1-4.


Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de sião.sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: cantai-nos uma das canções de Sião. como cantaremos a canção do senhor em terra estranha?



Esta passagem da bíblia fala de um momento de reflexão de  povo 

de Deus, quando foram tirados do seu lugar de origem e lavados 

para a babilônia, terra dos seus opositores, Nesta terra eles 

conheceram o poder do inimigo, viram as suas maravilhas. 
 
Ficaram tão perplexos que lançaram mão do instrumento símbolo


de sua  alegria deixando pendurado nos salgueiros.Todavia, 

queridos, o  amor de Deus é imenso para conosco, , Ele nos deu 

liberdade para que o servimos ou para o deixarmos de lado. 

Somos nós quem decidimos o nosso caminho a bíblia diz  “Há um 

caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os 

caminhos da morte”. Provérbios 14;12.


Porem, quando assim procedemos, quando nos esquecemos do 

nosso Deus da aliança que assumimos com Ele. Sofremos as 

consequências de tais atitudes, o mal vem sobre nós. A palavra de 

Deus nos adverte a esse respeito em Provérbios 26;2, quando diz:  

“Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a 

maldição sem causa não virá”. Deus muitas vezes permite que o 

mal venha sobre nós, porém em alguns momentos esse mal tem um 

proposito; ele não vem para nos destruir, não é esta a intenção de   

Deus, muitas vezes o mal vem como instrumento de correção, vem 

no intuito de nos aproximar de Deus de nos fazer lembrar que não 

somos donos de nós mesmo. Que temos um Deus um Senhor que 

nos Ama; e se formos rebeldes Ele por seu muito amor nos 

corrigirá. Usará daquilo que for necessário para nos trazermos   

de volta a sua companhia, Ele é nosso pai e um pai amável age 

assim com seus filhos, vejamos : “sabes, pois, no teu coração que, 

como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o senhor teu 

Deus”. Deuteronômio 8;5. E também :“Porque o Senhor corrige o

que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a 

correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem 

o pai não corrija” Hebreus 12;6 e 7.


 Portanto, queridos irmãos, devemos tomar muito cuidado para 

que em momento algum de nossa vida venhamos a nos 

esquecermos do nosso Deus, pois Ele é um Deus zeloso e tem 

ciúmes de nós, isto é o que nos diz em Tiago 4;5 : “Ou cuidais vós 

que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem 

ciúmes?”. Quando amamos uma pessoa  o nosso desejo é de 

sempre estarmos ao lado dela, a abraçando, beijando-a   e 

conversando com ela:; Deus também é assim Ele sempre deseja 

que estejamos do seu lado, para nos abraçar, nos beijar e 

conversar conosco. Temos uma aliança com Ele, temos um


 compromisso, não nos esqueçamos  pois,  deste compromisso.


 Se nos afastarmos de Deus, se sairmos da sua presença...“como 

cantaremos a canção do senhor em terra estranha”.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário