M

segunda-feira, novembro 25, 2013

PARA QUEM DEVEMOS OLHAR ?





PARA QUEM DEVEMOS OLHAR ?



Sempre ouvimos alguns lideres religioso dizerem: “devemos olhar para  Deus e não para homem". Quando eu ouço esta frase vinda de um líder religioso, verdadeiramente querido, eu só entendo isto  da seguinte maneira: Este referido líder sabe que seus atos os condena e com esta frase ele tenta os encobrir através da perfeição de  Cristo.  É Óbvio, que se queremos achar perfeição isto só será capaz na pessoa de Jesus Cristo; mas será que não devemos encontrar em nossos pastores exemplos a seguir; será que eles não devem ser modelos de vida para nós.
 Desde os tempos mais remotos o homem sempre teve a necessidade de ser liderado, alguém que  o mostrasse o caminho certo a direção a seguir. Quando somos criança naturalmente aprendemos que estes líderes são os nossos pais, olhamos atentamente tudo o que eles fazem e tentamos imita-los, depois vem os nossos professores. Mas quando chegamos na igreja será que não devemos imitar os nossos pastores, não são eles os moldes da nossa fé e da maneira de viver; e se isto é verdade como não olhar para o homem, pois é isto que eles afirmam.

Mas vejamos o que a bíblia diz a respeito. 
Vamos começar pela antiga aliança (o velho testamento ). E não podemos falar de liderança sem falar primeiramente de Moisés. Que  liderou o povo de Deus na saída do Egito até Canãa, dando-lhes vários exemplo de um verdadeiro líder. Talvez, você afirme: Mas Moisés falhou algumas vezes, sim isto é verdade, mas o fato de um homem ser falho isto não o descaracteriza de ser um líder, muito pelo contrário, nós também aprendemos com os  erros de outras pessoas. A questão é , ou seja, o que realmente faz com que  um líder deixe de ser um bom exemplo não  é o fato dele não errar, mas sim a forma como ele administra este erro. Para que você entenda mas facilmente vejamos um outro líder da antiga aliança: Davi, um homem segundo o coração de Deus, escolhido pelo próprio Deus para liderar e reinar sobre o seu povo. Mas todos nós sabemos dos erros de Davi nem por isso ele deixou de ser um líder, nem por isso Deus o destituiu do seu trono, e porque; talvez você esteja fazendo esta pergunta. Simplesmente pela maneira de como ele administrou seu erro, ou seja, ele assumiu, confessou o seu pecado e sofreu as consequências. Embora Deus tenha perdoado os seus pecados, não lhe isentou   das consequências. 


Já na nova aliança (Novo Testamento ) sem falar de Jesus, que é um líder perfeito, vamos falar sobre o Apóstolo Paulo. Que liderou várias igrejas. Contudo, ele também errou várias vezes, ao ponto dele mesmo exclamar:   "miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte". Romanos-7;24. 

Como já falei anteriormente, um bom líder não aquele que nunca erra; mas sim, aquele que não omite os seus erros e sofre honradamente as suas consequências. Agora entendamos os erros de Paulo. Vejamos primeiramente o texto : “ Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”. Romanos 7:15-25.

Bom queridos, segundo  o texto acima, Paulo nos esclarece a fragilidade de nós servos de Deus, pois segundo ele nós conhecemos a palavra;  o que devemos e não devemos fazer. A questão é : vamos andar segundo  a nossa vontade humana e carnal ou segundo o espirito de Deus que habita em nós. Mas, a meu ver, o que na realidade Paulo estava afirmando era: que por mais que ele se esforçasse para andar de acordo com os padrões de Deus. O seu corpo físico sempre o levava a cometer alguma espécie de erro, ou seja, pecado. Foi justamente por isso que ele deu graças a Deus pelo sacrifício de Jesus, pois este seria o único meio dele ser justificado de todas as suas imperfeições.

Espiritualmente falando somos justos ou perfeitos, não quando omitimos nossos pecados; mas sim, quando os confessamos e deixamos de pratica-los. Confira em provérbios 28:13 que diz : “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.



Portanto queridos, o que pensam tais lideres, que sempre usam o chavão: “NÃO OLHE PRO HOMEM, OLHE SÓ PRA DEUS”. Será que eles acham que Deus se engana, esta frase feita pode no máximo justifica-los temporariamente para com os seus seguidores. Mas um dia Deus trará a verdade a tona, Ele dará um basta nisso tudo. Será que tais lideres nunca leram Ezequiel 34,vejam o que diz os versículos :7,8,9 e 10.  “Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto”.



Finalizando queridos e amados irmãos, vamos orar para que os nosso pastores mudem o seu chavão ao invés de disserem: “NÃO OLHE PRO HOMEM, OLHE SÓ PRA DEUS”. Eles venham afirmar semelhante a Paulo: “ E VOCÊS DEVEM SEGUIR MEU EXEMPLO, COMO EU SIGO O DE CRISTO”. I-Coríntios 11;1. Versão bíblia viva.

E para depois de mudarem o seu chavão mudem também de comportamento para que nós suas ovelhas venhamos a cumprir a palavra de Deus em Hebreus 7;13: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.



deixe aqui seu comentário